A maioria dos procedimentos odontológicos não causam dor.
No entanto, segundo uma pesquisa feita pela Health Foundation, cerca de 36% das pessoas que deixam de fazer visitas regulares aos dentistas, sentem medo como o principal motivo.
Esse é o seu caso?
Antes de tudo, existe uma pequena separação entre os pacientes que sentem algum medo de ir ao dentista e aqueles pacientes que tem fobia.
A ansiedade normal é aquela que você sente antes da sua consulta, sem nenhum motivo aparente. É aquele medo que passa logo após você sentar na cadeira do seu dentista e perceber que está tudo bem.
Já os pacientes que sentem Fobia, esses sim, tem uma condição médica conhecida como Odontofobia, que é um medo intenso ou pavor de ir ao dentista. Essas pessoas não são simplesmente ansiosas. Elas podem ficar realmente aterrorizadas e com pânico de passar por uma consulta.
Agora, se a maioria dos procedimentos não causa dor, de onde pode vir esse medo ou fobia? Nessa mesma pesquisa foram identificados alguns fatores em comum:
(i) Experiências anteriores negativas. Normalmente houve algum trauma em consultas que tenham ocorrido antes dos avanços da odontologia onde causaram algum tipo de dor intensa.
(ii) Sensação de falta de controle por não saberem exatamente como o procedimento irá ocorrer.
(iii) Constrangimento, por ser a boca, uma parte íntima do corpo humano. Há pessoas que se sentem extremamente constrangidas ao serem observadas tão de perto.
A notícia excelente é que a Odontologia nos últimos anos, tem tido uma preocupação real com o conforto e bem-estar dos pacientes.
Dentistas sérios estão sempre de olho na saúde como um todo do paciente, tanto a parte física, quanto a parte emocional.
Conhece alguém que morre de medo de ir ao dentista?
Compartilhe esse post
Dúvidas?
Pergunte para a gente. Pode ser aqui mesmo nos comentários, por direct ou através do nosso WhatsApp (47) 98802-6804.