Seguindo a nossa linha de Saúde Bucal fora do óbvio. No post de hoje o assunto é sobre:
A atividade física e o apertamento dental- bruxismo.
Olha só que interessante, atualmente, em pessoas saudáveis, o Bruxismo não é mais considerado um distúrbio, mas sim um comportamento que pode ser um fator de risco com consequências clínicas.
O ato de apertar ou ranger os dentes durante o sono (Bruxismo do Sono) ou acordado (Bruxismo em Vigília) pode trazer danos para seus dentes, ossos, músculos, periodonto, articulação-ou seja sua saúde Bucal/Facial em geral.
Agora adivinha o que pode ajudar?
A prática regular de exercícios físicos e de relaxamento, são os principais aliados para viver longe do estresse e da ansiedade, que são algumas das principais causas do bruxismo, principalmente do Bruxismo em Vigília, que pode estar mais relacionado com o estresse e a ansiedade.
Isso quer dizer que atletas estão livres do bruxismo?
Não. Alguns atletas, profissionais ou amadores, podem ainda sim apertarem seus dentes durante os exercícios, o que pode levar a problemas bucais sérios.
Portanto, NÃO SUMA.
Visite o seu dentista.
Visitar o dentista é essencial para o diagnóstico do problema e isso traz muitas vantagens para o seu sorriso, como o equilíbrio muscular da face e a preservação da articulação temporomandibular.
A prática da atividade física ajuda o organismo a controlar o estresse e a gastar essa energia acumulada. Mas é o seu dentista que irá diagnosticar possíveis problemas.
Alguma dúvida sobre o conteúdo de hoje ou sobre odontologia?
Pergunte para gente.
Pode ser aqui mesmo nos comentários, por direct ou através do nosso WhatsApp (47) 98802-6804.