Elas são pequenas, aparecem do nada e geram muito incômodo. Sim, o post de hoje é sobre a Afta, essa pequena “bolinha” que ao surgir em nossa boca, incomoda muito.
Mas afinal, o que é uma Afta?
Aftas são pequenas lesões que aparecem na cavidade oral, geralmente na mucosa bucal, nas gengivas e embaixo da língua.
Elas tem em torno de 1 cm de diâmetro, normalmente são brancas ou amareladas e apresentam as bordas avermelhas.
Normalmente elas desaparecem do mesmo jeito que surjem, sozinhas, porém em alguns casos, é necessário o auxilio de medicamentos. Os medicamentos devem ser prescritos por um dentista, que avaliará o melhor tratamento para o seu caso.
Ainda que não se saiba exatamente o que provoca o aparecimento da afta, existem alguns fatores, isolados ou em conjunto que podem ser determinantes:
Sabe-se que as aftas são mais comuns em mulheres e que cerca de 30% das pessoas acometidas têm casos na família, talvez por associação genética ou exposição ambiental semelhante.
Sabe-se também que pequenos machucados decorrentes de acidentes ou escovação excessiva podem criar um ambiente propício ao aparecimento das aftas.
Além disso, um sistema imunológico debilitado, com a carência de vitamina B12, reações alérgicas às bactérias bucais, doenças inflamatórias do sistema digestivo e até o estresse emocional podem contribuir para o surgimento das aftas.
É importante lembrar que as aftas NÃO são causadas pelos vírus herpes.
Aftas não são contagiosas.
Dúvidas sobre como fazer isso?
Deixe aqui nos comentários o que você gostaria de saber sobre esse assunto ou entre em contato conosco via WhatsApp.